Surpresas
Sobre as surpresas da vida.
CAPITALS
10/11/20232 min read
Às vezes, pensamos muito mais sobre o mundo enquanto o estamos, de fato, conhecendo. Certa vez, pensei que iria para o Marrocos e poderia conhecer um país que tanto desejava. Mas, por algum motivo, nem pus os pés em África. Algum tempo depois, fui para os Bálcãs, e logo ocorreu uma crise humanitária no Marrocos. Com isso, questionamos o sentido das coisas e quem importa, o que importa, o que fazemos e por que fazemos.
Dias e semanas se passam. A ajuda dos Estados do mundo se volta para o Marrocos. E reflito que mesmo nos Bálcãs, temos um passado devastador, vide terremoto de 1963 em Skopje. Quando escolhemos um destino, seja ele final ou passageiro, sabemos que tudo é incerto. Se você pensa que as coisas são certas, não há nenhuma certeza nesta vida que não seja a própria incerteza, a vida e o seu destino. Podemos sempre influenciar o nosso destino, mas diversos fatores são incertos, como um terremoto ou um ataque terrorista.
Pensamos sobre o Brasil e vemos que a criminalidade é bem maior do que na maior parte dos países do mundo. Mas quando pensamos em fatos como um tsunami ou terrorismo, vemos aquilo com tamanho medo e surpresa. Mas quando vivemos em lugares em que certas coisas similares são normalizadas, por que tratamos outras como algo novo?
A questão das surpresas da vida é exatamente esta. Parece-me que ficar em um lugar apenas limita o meu mundo, logo, limita o que penso ser normal ou diferente, ser novo, ser surpreendido!
Se uma pessoa prefere viajar por aí pensando que está imune às incertezas do universo, deve estar bem enganada. O universo por si só é uma caixa de surpresas. E quando você sente que nada parece funcionar, você precisa continuar em frente. Você precisa ir rumo à sua batalha da vida. A vida, em si, é uma guerra de surpresas por todo lado. Basta você escolher de que lado está em cada batalha. E como a vida está cheia de surpresas, devemos ter vida enquanto temos vida no Marrocos ou na China.
Sobre as surpresas, temos algumas às vezes ruins, às vezes boas. Mas mais valem sorrisos de surpresa do que lágrimas de agonia. Essas surpresas nos fazem refletir sobre tudo e todos.
